Willard Carroll Smith II, conhecido como Will Smith é ator, rapper e produtor americano, mas por incrível que pareça, a nova geração desconhece a carreira musical do ator. Ontem, 19 de setembro, estreando no palco do festival Rock In Rio, o que mais se via nas redes sociais era a surpresa dos jovens em relação a esta faceta de Will.

Então resolvi trazer informações para que você possa conhecer, e apreciar a história do também rapper, Will Smith 

Sua carreira na música teve início com a dupla de hip-hop DJ Jazzy Jeff & the Fresh Prince, sim, ele mesmo, o nosso querido Jazz, da série "Um Maluco No Pedaço", com quem lançou cinco álbuns de estúdio e diversos singles.


Inclusive com este projeto, em 1989, Will Smith foi o primeiro rapper a ganhar um Grammy, que ele venceu na categoria Melhor Performance de Rap, como parte da dupla DJ Jazzy Jeff & the Fresh com a música  "Parents Just Don't Understand", sendo indicado nos dois anos seguintes, e repetindo a vitória em 1993 com "Summertime". Will já lançou onze álbuns ao total, sendo os seis primeiros ainda como The Fresh Prince, com o DJ Jazzy Jeff, e os cinco últimos, solo.


Na carreia solo, seguiu se destacando e ganhando muitos prêmios, inclusive, ganhou novamente na  categoria Melhor Performance Solo de Rap com as músicas "Men in Black", em 1998, e Gettin' Jiggy Wit It" em 1999 e em 2000, ganhou Melhor Vídeo Musical em Curta Metragem no Grammy com o clipe "Will 2K".


Will Smith está classificado como o astro mais rentável em todo o mundo pela revista Forbes. E em muitas vezes sua música embalou suas performances como ator. Podemos citar as trilhas sonoras de Homens de Preto e As Loucas Aventuras de James West, por exemplo. Que foram embaladas pelas canções "Men in Black" "Wild, Wild, West". 


Depois de anos conciliando as duas carreiras, Will resolveu  se dedicar mais ao cinema, e tivemos aí um período de duas décadas  que ele separou o ator do músico. E deve ser por isso, que você dessa nova geração não conhecia esta faceta do artista. 

O retorno à música aconteceu em julho deste ano no BET Awards, premiação destinada a estrelas negras da música, da cultura pop e do esporte, onde Will apresentou seu mais novo trabalho, em colaboração com Kirk Franklin, Chandler Moore & Sunday Service Choir,  a canção “You Can Make It”,  que fala sobre resiliência e motivação, e tem uma letra profunda e reflete e reforça temas sobre superação e crescimento através da adversidade. Após anos longe da música Will Smith confirma definitivamente sua volta ao rap.

Depois do Rock in Rio, ele tem mais uma performance agendada para 2024: um pocket show no Museu do Grammy, em Los Angeles, em outubro. Recentemente, ele deu uma entrevista ao Black Film Allies onde revelou estar trabalhando em novas músicas. 

"No último ano e meio, estive no estúdio. Tenho um projeto que é o projeto musical mais pessoal e poderoso que já fiz."

Então é isso, um pequeno resumo da história desse rapper, que aos 55 anos retorna ao mundo da música, e que não nasceu no palco do Rock In Rio 2024, e muito menos está em início de carreira. Respeita a história do homem!