Bia Lessa e grande elenco transformam o cinema em um grande espetáculo

Nova adaptação do clássico da literatura brasileira “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, o filme “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”, com direção de Bia Lessa, estrelado por Caio Blat (Riobaldo) e Luiza Lemmertz (Diadorim), chegou em Porto Alegre dia 19 de setembro para uma curta temporada. Com um lançamento no estilo turnê, o longa terá exibições em uma nova cidade a cada semana. 

O título do longa-metragem é uma das frases mais famosas do livro, que narra a trajetória do jagunço Riobaldo, enfrentando seus demônios em guerras pelo Sertão mineiro. A estreia do filme teve a presença da diretora Bia Lessa, das atrizes Luíza Lemmertz e Clara Lessa. Neste período, de 19 a 25 de setembro, também serão desenvolvidas diversas atividades em torno do universo de criação do filme “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”.

Dropzando esteve na sessão+debate de estreia, e tivemos o prazer de viver a experiência de ver essa obra tão rica e ousada através do olhar profundo e artístico de Bia Lessa, acreditem, saímos de lá com o coração em pulo e arrepiadas com o nível de potência e sensibilidade de “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”. O Longo trabalho de Lessa com a literatura de Guimarães Rosa fica evidente em casa segundo do filme, que transborda arte. 

Na peça de teatro "Grande Serão Veredas" também dirigida por Bia, os personagens estavam aprisionados numa jaula construída por Paulo Mendes da Rocha e Camila Toledo, já na tela do cinema eles perambulam num vazio acinzentado, atordoados entre o delírio, a memória, a fúria e a paixão. 

Definitivamente somos arrebatados pela história contada através dos corpos dos atores, e impressiona a forma como realmente imergimos nessa atmosfera corporal. O debate após a sessão deixou a experiência ainda mais rica com as falas e observações da diretora Lisiane Cohen, Paulo Flores, Kathrin Rosenfield, entre outros presentes. 

Batemos um papo com a diretora Bia Lessa e com a atriz Luíza Martins antes e depois da sessão, e você pode conferir essas entrevistas abaixo: 

ENTREVISTA DE BIA LESSA | ENTREVISTA DE LUÍZA LEMMERTZ