Nos últimos dias vi a queda colossal da franquia "Os Estranhos' com o seu fraquíssimo "Os Estranhos: Capítulo 1", depois do sucesso estrondoso do primeiro filme, é realmente triste ver que nenhum filme da sua sequência teve a mesma qualidade, em compensação ontem tive a imensa alegria em ver que o mesmo não se repete com a franquia "Um Lugar Silencioso", que nos brinda a cada filme com imensa qualidade e seriedade em dar continuação a uma história cheia de camadas, que nos prende e nos instiga em sua narrativa. Farei um resumo rápido para poder chegar no meu ponto. 


Um Lugar Silencioso (2018)

No primeiro filme é quando conhecemos a história da família Abbott, formada pela esposa Evelyn (Emily Blunt), seu marido Lee (John Krasinski), a filha adolescente surda Regan (Millicent Simmonds) e os filhos mais novos, Marcus (Noah Jupe) e Beau (Cade Woodward), na trama eles lutam para sobreviver em um mundo que a maior parte da população humana foi aniquilada por criaturas cegas com audição hipersensível que atacam qualquer coisa que faça barulho. Andando descalços ao ar livre, a família se comunica através da língua de sinais. O longa nos apresenta essa atmosfera silenciosa incômoda, quase palpável. O som apurado do filme é um ponto alto que nos faz imergir ainda mais no enredo, inclusive, o longa foi indicado ao Oscar na categoria Melhor Edição de Som. A atriz Emily Blunt dá um show à parte no longa, e nos impressiona com suas atuações mesmo quando não diz uma palavra sequer. 


Sinopse:
Um Lugar Silencioso é um filme de 2018 que conta a história de uma família que precisa viver em silêncio absoluto para se proteger de criaturas alienígenas que atacam a qualquer sinal de som. O filme é ambientado em uma realidade pós-apocalíptica, onde essas criaturas cegas, mas com audição extremamente aguçada, exterminaram grande parte da população mundial

Titulo original: A Quiet Place
Gênero: Terror/Ficção científica 
Duração: 1h30m
Direção: John Krasinski 
Roteiro: Scott Beck, Bryan Woods
Elenco: John Krasinski, Emily Blunt, Millie Simmonds
Onde assistir: Netflix


Um Lugar Silencioso - Parte II (2020)

O segundo filme não tem a mesma originalidade do anterior, ainda sim é bom, mas não repete a qualidade do primeiro e torna algumas ações muito previsíveis. Com a ampliação da narrativa, muito do mistério e do suspense acaba se perdendo. O ponto do alto são as cenas de ação, a ótima fotografia e os efeitos visuais que dão um realismo as criaturas, que diferentemente do primeiro tem mais presença de tela. Neste longa vemos também os primeiros momentos após a chegada das criaturas. Repetindo as boas atuações de Emily Blunt, Millie Simmonds, temos acrescidos na história os atores Cillian Murphy e Djimon Hounsou que também dão show em suas cenas.


Sinopse: A família Abbott precisa enfrentar os terrores do mundo exterior enquanto luta pela sobrevivência em silêncio. Forçados a se aventurar no desconhecido, eles percebem que as criaturas que caçam pelo som não são as únicas ameaças no caminho da areia.

Título original: A Quiet Place Part II
Genêro: Terror/Ficção científica 
Duração: 1h 37m
Direção: John Krasinski
Roteiro: John Krasinski
Elenco: Emily Blunt, John Krasinski, Cillian Murphy, Djimon Hounsou 
Onde assistir: (aluguel em variadas plataformas)


Um Lugar Silencioso: Dia Um (2024)

Ainda estou emocionada com a sensibilidade deste filme, são tantas camadas para observarmos e vivermos enquanto estamos assistindo, que se eu realmente me atentar a todas, ficaria até amanhã digitando este texto para vocês. Se você está esperando um terror genérico, recheado de sustos e carnificina, indico outra coisa. "Um Lugar Silencioso: Dia Um" é um terror/suspense que aborda assuntos como humanidade, empatia e sobrevivência em meio a uma sociedade que não para, mas se vê obrigada a parar em circunstâncias apocalípticas

Lupita Nyong'o dá vida à Samira, uma mulher com câncer terminal que se fechou para o mundo. É um contraste interessante a personalidade ácida e dura da personagem, com seu gatinho de apoio. Animal este que nos causa as maiores aflições do início ao fim do filme: Salvem o gato! Acredito que desde o momento que ela surge em tela, precisamos entender e absorver melhor a profundidade do roteiro, afinal, não estamos falando de uma mulher que está lutando para sobreviver, estamos falando de um mulher que em meio a um cenário de completo caos, sabe que está com sua vida condenada de qualquer forma. 

Joseph Quinn surge como Eric, um estudante de direito que paralisa aos acontecimentos e vê em Samira sua única chance de sobrevivência. O ator esta brilhante como um personagem ansioso, mas que tem certeza que não quer morrer naquela situação, apesar de não fazer ideia de como sobreviver e como não colocar tudo a perder quando deixa o medo tomar conta da situação. 


A química dos dois em cena é maravilhosa, e em alguns momentos até esquecemos que eles estão lutando para sobreviver em um mundo atacado por criaturas assassinas imprevisíveis. O diretor Michael Sarnoski mostra um olhar aguçado aos detalhes, e nos preenche com uma narrativa assertiva e sem delongas. A trama se desenvolve a partir do ataque, e nos deixa com a mesma sensação dos personagens, de não entender direito o que está acontecendo, e com poucas informações para saber o que pensar e como agir, afinal de contas, é o dia um, vale frisar isso muito bem, já que muitas pessoas ainda se questionam o motivo de não darem mais informações sobre as criaturas. 

"Um Lugar Silencioso: Dia Um" não é um simples filme de terror, não espere o óbvio, ele é repleto de profundidade, sensibilidade e amor, e tudo isso em meio a um cenário catastrófico, com criaturas gigantes que se rastejam e pulam de um prédio para o outro. É impossível terminar um filme como este, não refletindo sobre a nossa sociedade, e como nos comportamos em meio ao caos. A dupla protagonista entrega uma química maravilhosa, onde o acolhimento e o amor pela vida é muito maior que o simples ato de sobrevivência. Definitivamente, para mim, é um dos melhores filmes que assisti esse ano. 

Nota: ♥♥♥♥♥ (de 5) 


Sinopse: Uma mulher luta pela sobrevivência durante uma invasão alienígena na cidade de Nova York.

Título original: A Quiet Place: Day One
Gênero: Terror/Ficção científica
Duração: 1h39m
Direção: Michael Sarnoski
Roteiro: Michael Sarnoski
Elenco: Lupita Nyong'o, Joseph Quinn, Alex Wolff