Foto: Dropzando
Primeiro dia da cobertura do Dropzando em Gramado
Ontem, quinta-feira, 15 de agosto, iniciamos a nossa cobertura do 52º Festival de Cinema de Gramado. Na Sociedade Recreio Gramadense pegamos nossas credenciais, e organizamos o cronograma do dia, somos uma equipe pequena, então obviamente focaremos em alguns eventos específicos.
Cristais de Gramado
Foto: Dropzando
A Cristais de Gramado não é apenas uma fábrica de Cristal Murano, ela verdadeiramente é um dos pontos turísticos a se visitar da cidade, é puro encantamento e beleza, e foi lá que aconteceu a prensagem de parte do Kikito de Cristal que será dado ao homenageado da próxima edição, momento este, que já virou tradição do festival. Ano passado a homenageada que participou da prensagem foi a atriz Alice Braga, que preparou o Kikito de Cristal para esta edição que homenageará Mariette Rissenbeek.
Mariette Rissenbeek
Nesta edição, o festival ampliou as possibilidades do Troféu Kikito de Cristal, honraria, tradicionalmente entregue a grandes nomes do cinema ibero-americano, e agora passa a ter status global com a homenagem a Mariëtte Rissenbeek. Diretora Executiva – sendo a primeira mulher a assumir o cargo – do Festival Internacional de Cinema de Berlim entre os anos de 2019 e 2024,
“É uma nova fase de Gramado. Estamos alçando voos cada vez mais altos. Poder iniciar essa nova etapa do Kikito de Cristal com uma homenagem à Mariëtte, quando a imigração alemã completa duzentos anos em nosso país, é muito simbólico. Uma mulher com uma trajetória de pioneirismo que culmina na direção geral de um dos maiores festivais de cinema do mundo. Estamos honrados em recebê-la nesta edição do Festival”, comenta Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade gaúcha.
Coletiva de Imprensa
Foto: Dropzando
Após a prensagem de parte do Kikito, aconteceu a coletiva de imprensa com Mariette Rissenbeek, que se mostrou muito animada em participar do processo de prensagem do prêmio para a edição seguinte, falou da importância de festivais de cinema se coligarem, pois infelizmente muitos filmes acabam em amostras apenas uma vez, sem uma possibilidade maior de serem vistos em mais de um festival, e que essa exclusividade, acaba de certa forma prejudicando as amostras. Mariette disse que antes de receber o convite não conhecia o Festival de Cinema de Gramado, e que ao pesquisar, se surpreendeu com a longevidade e seriedade do evento. Um tema abordado durante a coletiva foi sobre a política no cinema, um assunto que vem sendo muito debatido nos últimos anos, principalmente após a última edição do Festival de Berlim, que deixou o palco livre para que todos pudessem se manifestar, salientando que o festival alemão sempre teve esse caráter de liberdade, e que a arte sempre será um movimento livre.
Tapete Vermelho
Foto: Brazil News Foto: Dropzando
Ontem na abertura do tapete vermelho teve a presença do elenco do filme Barba Ensopada de Sangue, do diretor Aly Muritiba, estrelado por Gabriel Leone e Thainá Duarte, mas quem roubou a cena foi a cachorra Texas, que integra a história, e esteve presente na cerimônia. No filme, a cadela é a fiel companheira de Gabriel (Gabriel Leone), que fica encarregado de cuidá-la após a morte de seu pai. Após a passagem pela Rua Coberta, o filme foi exibido no Palácio dos Festivais com a presença do elenco e do diretor.
Entrega do Troféu Kikito de Cristal a Mariëtte Rissenbeek
Foto: Dropzando
Foto: Dropzando
No palco do Festival de Cinema de Gramado, ela agradeceu a homenagem, falou sobre a alegria de voltar ao Brasil sendo homenageada em um evento tão importante, e bastante emocionada, finalizou dizendo que quer voltar a Gramado na próxima edição.
Sessão hors-concours
Filhos de Bach, de Ansgar Ahlers foi exibido após o Kikito de Cristal, em homenagem aos 200 anos da imigração alemã no Brasil.
Também ocorreram ontem a Mostra competitiva de curtas-metragens brasileiros, longas-metragens documentais e a Mostra de Curtas Gaúchos – Prêmio Assembleia Legislativa.
Curtas exibidos ontem no Canal Brasil:
Ressaca, de Pedro Estrada
A menina e o pote, de Valentina Homem
Ana Cecília, de Julia Regis
Longa-metragen documental exibido ontem no Canal Brasil:
Clarice Niskier – Teatro dos Pés a Cabeça, de Renata Paschoal
Curtas Gaúchos exibidos ontem na TVE:
Entrega, de Luiz Azambuja e Pedro Presser
Noz Pecã, de Aline Gutierres
Está tudo bem, de Rodrigo Herzog
Envergo mas não quebro, de Tatiana Sager
0 Comentários